Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aeaportugal

aeaportugal

Convite para seminário ACT IN TIME - INTEGRAÇÃO DE MIGRANTES: PROBLEMA OU OPORTUNIDADE?

logo_freguesiassetubal.png

 

Exmos./as Senhores/as,

 

A Edugep e a União de Freguesias de Setúbal convida-o a estar presente no Seminário “ACT IN TIME - INTEGRAÇÃO DE MIGRANTES: PROBLEMA OU OPORTUNIDADE?”, a realizar-se no dia 18 de abril de 2017 na Casa da Baía de Setúbal (ver cartaz e programa em anexo).

Este seminário tem por objetivo a apresentação do Projeto Europeu ACT in Time e uma análise conjunta sobre os Desafios da Migração em Portugal e na Europa, e conta com o apoio do Ministro Adjunto – Dr. Eduardo Cabrita e do Alto Comissariado para as Migrações.

O Projeto ACT IN TIME: Transnational ACTions for the access and INTegratIon of Migrants into EU labour market, é financiado pela AMIF e é uma parceria entre: IFOA - Itália; Artesis Plantijn University College – Bélgica; CEEDCV – Espanha; EDUGEP – Portugal; FAB – Áustria; INTEGRA – Suécia; CEPEC Formation – França; SECEEL – Croácia; VHS Passau – Alemanha e tem a duração de 24 meses com fim previsto em 30/11/2018.

O objetivo do projeto é facilitar o acesso ao emprego, promover a integração no local de trabalho e implementar iniciativas concretas destinadas a facilitar o acesso ao emprego dos migrantes e, em particular, aos beneficiários de proteção internacional (e aos requerentes de asilo com acesso legal ao mercado de trabalho), nomeadamente através da informação sobre o mercado de trabalho, informação sobre o reconhecimento de qualificações e o contacto com potenciais empregadores. Estando previstas as seguintes atividades:

- Desenvolver um quadro de referência de serviços e metodologias para a cooperação entre os vários intervenientes, tais como: os Centros de Formação e Aprendizagem, ONGs e Centros Públicos de Emprego, na abordagem do acesso ao emprego e questões de diversidade e integração no local de trabalho;

- Implementar iniciativas concretas destinadas a aumentar as oportunidades dos refugiados e migrantes para o acesso ao emprego através de informação sobre o mercado de trabalho e;

- Aprendizagem de conteúdos integrados e linguísticos, avaliação de competências, informação sobre o reconhecimento de qualificações e correspondência com potenciais empregadores.

Nesta primeira fase iremos organizar 3 Seminários para divulgação do projeto e envolvimento das entidades locais e nacionais que trabalham com migrantes, os quais decorreram em Setúbal, Coimbra e Porto.

Neste sentido, consideramos que a sua presença e o vosso contributo no seminário a realizar-se no dia 18 de abril de 2017 na Casa da Baía em Setúbal é da máxima importância e uma mais-valia.

Agradecemos que nos confirme a vossa presença para o email formação@edugep.pt, indicado o(s) nome(s) do(s)/a(s) representante(s) da vossa organização/instituição (consideramos no máximo dois representantes por cada organização).

Certos de podermos contar convosco nesta missão que reputamos de muito relevante.

Os melhores cumprimentos,